O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superficie é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.
O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimesionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.
O desenho livre nem sempre é um fim em si. O termo é muitas vezes usado para se referir ao projeto ou esboço para um outro fim. Nesse sentido o desenho pode significar a composição ou os elementos estruturais de uma obra. Mais corretamente, isso é denominado bosquejo, debuxo, esboço ou rascunho.
Tipos de desenhos
Linha pura
Este é um desenho composto predominantemente por linhas (as quais simplesmente delimitam os objetos desenhados, sem a intenção de explicitar seus sombreados ou texturas). É normalmente o primeiro tipo de desenho com o qual um estudante entra em contato - o que não significa que seja este um tipo de desenho de pouca complexidade. A linha pura também é utilizada como etapa inicial do desenho de uma perspectiva.
Tom de linha
Este é um tipo de desenho que pretende, além de delimitar os objetos, representar suas texturas mas ainda não incorpora dégradés ou matizados, gerados pela gradação de tons de cinza (embora o peso das texturas aplicadas assumam efetivamente tal papel). Pelo seu caráter, é também uma técnica bastante utilizada na gravura.
O principal elemento deste tipo de desenho é o traçado, trama ou textura, padrões gráficos que são usados para representar uma determinada textura, cuja manipulação e gradação de peso permite sombrear os objetos. A aplicação de valores tonais, organizados a partir de uma fonte de luz que indica zonas de luz e sombra, acentua a percepção de volume e tridimensionalidade dos objetos em uma composição, características que reforçam a ilusão de profundidade em um desenho. Os materiais mais comuns para o uso dessa técnica são os nanquis e lápis de grafite mais rígido, em espessuras variadas.
Tom puro
Este tipo de desenho faz uso extenso das técnicas conhecidas como sfumato e chiaroscuro, de modo a construir formas, figuras e espaços através de relações de contraste entre luz e sombra e meios-tons, sendo assim uma representação composta por manchas e texturas suaves onde a linha praticamente desaparece entre vários degradês. Os materiais mais usados aqui são o grafite, o carvão e os pastéis. Instrumentos como o esfuminho auxiliam o espalhamento do grafite e a gradação de meios-tons e sombras. Materiais como nanquis e bicos de pena são inadequados para evidenciar os volumes, as sombras e as formas dos objetos, sendo mais apropriado o uso de aguadas em nanquim aplicadas em pincel, técnica que concilia tanto uma grande versatilidade expressiva como um refinado detalhamento tonal.
Matériais de desenhos
A escolha dos meios e materiais está intimamente relacionada à técnica escolhida para o desenho. Um mesmo objeto desenhado a bico de pena e a grafite produz resultados absolutamente diferentes.
As ferramentas de desenho mais comuns são o lápis o carvão os pasteis, pena e tinta. Muitos materiais de desenho são à base de água ou óleo e são aplicados secos, sem nenhuma preparação. Existem meios de desenho à base d'água (o "lápis-aquarela", por exemplo), que podem ser desenhados como os lápis normais, e então umedecidos com um pincel molhado para produzir vários efeitos. Há também pastéis oleosos e lápis de cera. Muito raramente, artistas utilizam tinta invisivel.
Principais materiais de um desenhista
- pinceis (numeros variados)
- Cabo para pena
- Penas (numeros variados)
- canetas técnicas recarregaveis
- carvão
- borracha
- lixa
- lapis graduados (diversos)
- lapiseiras
- lapis carvão
- lapis crayon
- lapis grafite aquarelavel
- lapis integral
- esfuminho
- borracha plastica
Duros
Os lápis duros são usados para obter traços claros, os traços feitos por esses lapis não se apagam com borracha e deixam sulcos no papel.
- lápis 9H
- Lápis 8H
- Lápis 7H
- Lápis 6H
- Lápis 5H
- Lápis 4H
- Lápis 3H
- Lápis 2H
- Lápis H
Macios
Os lápis macios são usados para sombrear, por ter um traço mais escuro e macio, quanto maior o numero do lápis mais escuro ele é.
- Lápis 2B
- Lápis 3B
- Lápis 4B
- Lápis 5B
- Lápis 6B
- Lápis 7B
- Lápis 8B
- Lápis 9B
Informações que eu estava realmente querendo saber. Obrigada!!!
ResponderExcluirmuito bom.
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